Azul Linhas Aéreas Brasileiras, sua história !
- Lucca Zanini , fotos : Enzo Zanini
- 4 de ago. de 2016
- 3 min de leitura


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi fundada no dia 27 de março de 2008 , quando David Neeleman ( Presidente da companhia ) declarou que iria investir na aviação do país , anunciando nesse dia que o Brasil receberia uma nova empresa aérea. Dias depois do anuncio veio a promoção "Você Escolhe" foi decidido o nome da empresa : Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
No dia 17 de setembro do mesmo ano veio o batismo do primeiro Embraer 190-100IGW , arrendado ( locar, alugar ) da JetBlue , matrícula PR-AZL ( Papa Romeu - Alpha Zulu Lima ) . Assim a empresa ganhou vários investidores americanos e brasileiros arrecadando cerca de US$200 milhões para começar suas operações no país . Com desejo de começar as operações logo , Neeleman já se antecipou encomendado 42 aeronaves e 36 com opção de compra .
Embraer 190-100IGW , PR-AZL ( Papa Romeu - Alpha Zulu Lima )

Dias depois os voos inaugurais foram feitos . O primeiríssimo vôo foi da sede da empresa Viracopos Int´l ( Campinas ) para Salvador , e posteriormente de Viracopos Int´l ( Campinas ) para Porto Alegre . No início de 2009 a Azul começou com outras novas rotas partindo de Campinas para Vitória e Curitiba . Depois integraram as cidades de Recife, Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Navegantes, Porto Alegre, Maceió, Campo Grande, Salvador , e pouco depois em Maringá.
Já no ano de 2012 a Azul Linhas Aéreas Brasileiras ultrapassou a marca de 20 milhões de passageiros transportados . Meses antes a Azul Linhas Aéreas anunciou que haveria possibilidade da fusão com a Trip Linhas Aéreas . Sendo assim a Azul se tornou uma empresa de destaque , obtendo cerca de 116 aeronaves sendo elas Embraers e ATRs , em média 800 vôos diários e 100 cidades atendidas , acumulando participação no mercado de 16% , colocando-se em terceira colocação no mercado brasileiro.
Aeronaves Azul Linhas Aéreas Brasileiras
Estima-se que a Azul Linhas Aéreas Brasileiras com 126 aeronaves em operação entre elas são os Embraers 175 , 190-100IGW e 190-200IGW ( Emb195 ) , ATRs 72 E 42 , e Airbus A330-200. Todos os aviões da empresa costumam ser batizados com nomes que tenham a palavra azul, como por exemplo, Azulville, Pássaro Azul, Andorinha Azul, Diamante Azul .
ATR 42 , PR-TKE ( Papa Romeo - Tango Kilo Echo )

ATR 72 , PR-ATB ( Papa Romeo - Alpha Tango Bravo )

Embraer 175 , PP-PJA ( Papa Papa - Papa Juliet Alpha )

Embraer 190-100IGW , PP-PJQ ( Papa Papa - Papa Juliet Quebec )

Embraer 190-200IGW ( Emb195 ) , PR-AXB ( Papa Romeo - Alpha XRay Bravo )

Airbus A330-200 , PR-AIV ( Papa Romeu - Alpha Índia Vitor )

Azul Trip , sua fusão !

No dia 28 de maio de 2012, a Azul e a TRIP anunciaram uma fusão. A TRIP era até então a maior empresa aérea regional na América Latina e somada com a Azul tinham participação no mercado doméstico de mais de 14%. Enquanto aguardavam a aprovação da fusão pela ANAC e pelo CADE, as companhias operaram de forma independente com Code Share, unindo suas malhas e o serviço de bordo. Como resultado a Azul passou a ter um mercado maior na região norte e alguns aeroportos regionais, como o Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte, assim como passou a ter voos saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A fusão foi aprovada pela ANAC em novembro de 2012 e pelo CADE em março de 2013, a companhia resultante permaneceu com o nome Azul e englobou algumas marcas visuais da TRIP, que deixou de operar com este nome. Para referenciar a fusão das companhias, um Embraer e um ATR foram deixados com as pinturas originais da TRIP.
Para mais informações nos acompanhe aqui , no Mundo da Aviação !
FlyWOAV " Um voo mais belo "
Comments